Vitaminas

As vitaminas são substâncias orgânicas que o nosso organismo não consegue produzir. As vitaminas são necessárias em pequenas quantidades e são obtidas através de uma alimentação equilibrada, as vitaminas são essenciais ao nosso organismo, atuando em conjunto com algumas enzimas, controlando atividades das células em diversas funções do corpo.

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos: as lipossolúveis e as hidrossolúveis.

images

As vitaminas lipossolúveis são solúveis em lipídeos e não solúveis em agua. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde são armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são representadas pelas vitaminas A, D, E e K, que podem ser encontradas associadas a gorduras, queijo, gema de ovo, carne e fígado. Essas vitaminas ficam armazenadas em nosso tecido adiposo, até serem necessárias.

As vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água e são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que são utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretadas pelo organismo através da urina.

As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao calor e se perdem facilmente na água quando confeccionadas. Por isso longos cozimentos devem ser evitados. As vitaminas hidrossolúveis são representadas pelas vitaminas C e as vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12, niacina, ácido fólico, biotina e ácido pantotênico). As vitaminas hidrossolúveis geralmente são encontradas nos vegetais, sendo a vitamina B12 praticamente exclusiva de alimentos animais.

Comentários no Facebook