Vitamina A

A Vitamina A é um micronutriente que pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis, podendo ser encontrada no tecido animal sob a forma de retinóides ou como pró-vitamina em tecidos vegetais, sob a forma de carotenoide. No organismo humano a vitamina A pode ser encontrada de três formas, o retinol, retinal e o ácido retinóico, sendo o último o principal e mais abundante metabólito intracelular em mamíferos

Entre os inúmeros benefícios da vitamina A um dos principais é sua atuação como antioxidante. Pesquisas recentes comprovaram que a vitamina A atua no combate aos radicais livres, que estão associados a algumas doenças e aceleram o envelhecimento.

A vitamina A é de extrema importância para o bom funcionamento dos olhos. A parte transparente dos olhos, denominada córnea, é protegida pela vitamina A.

A deficiência dessa vitamina pode causar prejuízos a visão, tais como dificuldades de enxergar com pouca iluminação e alterações oculares que podem causar até mesmo cegueira total.

Outra função dessa importante vitamina é a manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico. A vitamina A participa da defesa do organismo possibilitando uma recuperação mais rápida.

Comentários no Facebook