VESÍCULA BILIAR (DAN)

Em medicina tradicional chinesa, o termo zang-fu, refere-se as entidades anatômicas volumosas (grosseiras) dos órgãos internos. Ao mesmo tempo, representa a generalização das funções fisiológicas do corpo humano. O coração, fígado, baço, pulmão, rim e pericárdio, são conhecidos como os seis órgãos zang. Suas funções fisiológicas principais são manufaturar e estocar as substâncias essenciais, incluindo a essência vital (energia vital), sangue e líquidos corporais.

O intestino delgado, vesícula biliar, estômago, intestino grosso, bexiga e sanjiao são coletivamente conhecidos como os seis órgãos fu. Suas funções principais são receber e digerir alimentos, absorver substâncias nutritivas, transmitir e excretar detritos. Existem adicionalmente, órgãos fu extraordinários, entre os quais o cérebro e o útero.

Os órgãos zang são funcionalmente diferentes dos fu, mas a diferença é apenas relativa. Nas atividades fisiológicas, conexões estruturais e funcionais, bem como coordenação, existem não apenas entre os órgãos zang e fu como entidades separadas, mas também entre os órgãos zang e fu coletivamente e, também, entre os órgãos zang e fu de um lado e os cinco órgãos dos sentidos e os cinco tecidos por outro lado. A teoria dos zang-fu, tomando-se os cinco órgãos zang (seis incluindo o pericárdio), explica amplamente as peculiaridades da medicina chinesa, isto é, o conceito de olhar o corpo como uma unidade integral, fisiológica e patologicamente.

D A N – VESÍCULA BILIAR

I – GENERALIDADES

A Vesícula Biliar está localizada nos lado direito do hipocôndrio. Pertence à fase madeira (mu) e seu canal está conectado ao canal do fígado com o qual está exterior-interiormente relacionado.

II – FUNÇÕES

Sua função principal é receber e armazenar a bile (jing zhi) produzida pelo fígado, liberando-a periodicamente ao intestino delgado para auxiliar a digestão dos alimentos. A bile é uma substância pura que possui estado líquido, cor amarelada e sabor amargo. Em condições normais a vesícula biliar promove a descensão do seu Qi e da bile e colabora com a função de transformação (digestão) do baço e estômago.

Além de estarem anatomicamente muito próximos, as funções da vesícula biliar possuem estreitas relações com a função do fígado, de manter o livre fluxo do Qi.

Em condições normais a vesícula biliar promove a descensão de seu próprio Qi e da bile. Se ela não é bem sucedida na execução de suas funções, o Qi poderá tomar sentido contrário, isto é, subir, provocando sabor amargo na boca, vômitos de gosto amargo e de cor amarelada e ainda prejudicar a função de transformação e transporte do estômago e do baço, o que neste caso produzirá distensão abdominal e fezes pastosas.

No plano intelectual o fígado é associado com o planejamento e a vesícula biliar com a tomada de decisões.

Na clínica, as desarmonias do fígado e da vesícula biliar aparecem amiúde, simultaneamente, devido à próxima relação entre eles e não é fácil realizar uma clara distinção. Freqüentemente ambos estão envolvidos nas perturbações do livre fluxo do Qi, inclusive nas alterações das emoções e do intelecto.

Se o fígado produz ou supre de bile irregularmente a vesícula biliar ou se esta apresenta alteração na armazenagem ou liberação da bile, haverá desarmonia em ambos zang fu. Nas afecções como icterícia, hepatite, colecistite e desordens digestivas relacionadas com a bile, transtornos emocionais como angústia, irritabilidade, irracibilidade, distúrbios do sono como pesadelos, insônia e desordens intelectuais como dificuldade de planejar, falta de discernimento, falta de coragem e firmeza de decisões, indecisão, timidez, o tratamento é direcionado a ambos os órgãos, fígado e vesícula biliar.

O medo quando se manifesta em termos de indecisão e timidez está associado às desarmonias da vesícula biliar e se for em termos de pânico e ansiedade está associado ao coração. Desarmonias da relação entre o coração e a vesícula biliar poderão gerar sinais como medo, inquietação e irritabilidade, inclusive palpitações.

Pelo fato de não produzir substância pura e por apresentar configuração oca e ajudar na digestão, a vesícula biliar é considerada uma das seis vísceras (fu). Entretanto, ela possui uma particularidade que a diferencia das demais vísceras: não recebe nem transmite alimentos, apenas armazena e libera um líquido puro, isto é, a bile. Por isso é também classificada como víscera curiosa.

III – PADRÕES DE DESARMONIA

1 – Calor umidade no fígado e vesícula biliar (gan dan shire)

2 – Deficiência do Qi da vesícula biliar (danqixu)

 

Comentários no Facebook

Language
%d bloggers like this: