De origem grega, a palavra oligoelementos significa, ao pé da letra, pequena quantidade de elementos. Oligo quer dizer pouco. Os oligoelementos ou microminerais são elementos químicos essenciais para os seres vivos, geralmente são encontrados em baixa concentração nos organismos, mas são essenciais aos processos biológicos por serem fundamentais para a formação de enzimas vitais para determinados processos bioquímicos como por exemplo a fotossíntese ou a digestão.
Os oligoelementos são substâncias de origem mineral, mais conhecidos como biocatalizadores. Eles podem ser extraídos da natureza para consumo farmacológico e cosmetológico. Os oligoelementos estão presentes no organismo humano em traços ínfimos, em pequenas quantidades segundo o próprio nome já sugere.
Para termos ideia do quanto os oligoelementos representam em nosso organismo, basta observarmos que sua quantidade em relação ao peso total do corpo de um adulto é inferior a 100 mg.
Mesmo em quantidades pequena, os oligoelementos são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. As principais funções são: integrar a estrutura tecidular, participar em sistemas enzimáticos, manutenção equilíbrio hidroelectrolítico, auxiliar a função celular e a função nervosa e o crescimento.
Consulte abaixo algumas indicações terapêuticas de oligoelementos:
Comentários no Facebook