ESTÔMAGO (WEI)

Em medicina tradicional chinesa, o termo zang-fu, refere-se as entidades anatômicas volumosas (grosseiras) dos órgãos internos. Ao mesmo tempo, representa a generalização das funções fisiológicas do corpo humano. O coração, fígado, baço, pulmão, rim e pericárdio, são conhecidos como os seis órgãos zang. Suas funções fisiológicas principais são manufaturar e estocar as substâncias essenciais, incluindo a essência vital (energia vital), sangue e líquidos corporais.

O intestino delgado, vesícula biliar, estômago, intestino grosso, bexiga e sanjiao são coletivamente conhecidos como os seis órgãos fu. Suas funções principais são receber e digerir alimentos, absorver substâncias nutritivas, transmitir e excretar detritos. Existem adicionalmente, órgãos fu extraordinários, entre os quais o cérebro e o útero.

Os órgãos zang são funcionalmente diferentes dos fu, mas a diferença é apenas relativa. Nas atividades fisiológicas, conexões estruturais e funcionais, bem como coordenação, existem não apenas entre os órgãos zang e fu como entidades separadas, mas também entre os órgãos zang e fu coletivamente e, também, entre os órgãos zang e fu de um lado e os cinco órgãos dos sentidos e os cinco tecidos por outro lado. A teoria dos zang-fu, tomando-se os cinco órgãos zang (seis incluindo o pericárdio), explica amplamente as peculiaridades da medicina chinesa, isto é, o conceito de olhar o corpo como uma unidade integral, fisiológica e patologicamente.

W E I   ESTÔMAGO

I – GENERALIDADES

O estômago está localizado no jiao médio (epigástrio). Acima se conecta com o esôfago e embaixo com o intestino delgado. Sua entrada é a cárdia (shangwan) e sua saída é o piloro (xiagwan), entre os quais está o zhongwan. O Shangwan, zhongwan e xiagwuan, compõem o epigástrico e sobre cada uma dessas áreas há um ponto de acupuntura com o mesmo nome (Vc – 13, Vc 12 e Vc – 10). O estômago pertence à fase terra e seu canal conecta-se com o canal do baço com o qual está interior-exteriomente relacionado.

As atividades de transformação e transporte são realizadas em conjunto pelo estômago e baço, por isso foram chamados de “alicerces do adquirido”. Além de formarem por, pela relação li de seus jing luo, possuem amplas atividades fisiopatológicas. Suas diferenças básicas são comparação entre o baço e estômago.

Estômago Baço
Yang Yin
Fu Zang
Oco Sólido
Recebe a comida e bebida Transforma a comida e bebida
Seu qi normalmente descende Seu qi normalmente descende
Ascensão do weiqi resulta em vômito, gosta de umidade, não gosta de secura, tende à deficiência de juin e sinais de calor Descesão do guqi resulta em diarréia, gosta de secura, não gosta de umidade – tende à deficiência de yang e sinais de frio

(*) – transcrito de “Os sistemas orgânicos da MTC”.

II – FUNÇÕES

Receber, decompor e assimilar os alimentos são as funções do estômago. A comida e bebida entram pela boca, descem pelo esôfago e são recebidas pelo estômago onde são recebidos. Em seguida inicia-se a transformação, isto é, a decomposição, de cujo resultado e separado em função relativamente mais pura, a qual é assimilada e enviada ao baço, sob qual influência e é formado o qi, xue e jinye, substâncias puras que vão suprir todo o corpo. A fração impura é enviada às vísceras intestinos delgado e grosso e bexiga pra outra digestão e para excreção.

O baço e estômago atuam em conjunto, possuem grande atividade e constituem os principais órgãos realizadores da função de digestão e absorção. O baço governa o movimento de ascensão da fração pura dos alimentos enquanto o estômago tem a incumbência de descender a fração menos pura. Ambas são a fonte que sustenta a vida. Após o nascimento por isso diz o tesouro clássico (Zhong zang jinq, escrito entre 317 e 618, autor desconhecido): Quando o weiqi é vigoroso, os wuzang e as linfu são vigorosos”.

Quando há perturbação na função de descensão do estômago o qi se forma insubmisso e torna o sentido contrário (sobe), e ocorrer manifestações como inapetência, eructos, náuseas e ainda incômodo, dor e distensão no epigástrio.

III – PADRÕES DE DESARMONIA

1 – Retenção de fluídos no estômago devido ao frio (weihan)

2 – Retenção de alimentos no estômago (weigi bure)

3 – Deficiência do yin do estômago (waiyinxu)

4 – Flamejamento do fogo do estômago (weire Yangsheng)

Comentários no Facebook