Câimbras nocturnas

É uma das sensações mais desagradáveis e dolorosas que se pode sentir nos músculos são as câimbras.

A câimbra, ou cãibra, é um espasmo ou contração involuntária do músculo, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos.

A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez, sendo os episódios mais comuns nos músculos da perna ou dos pés.

As câimbras têm quatro razões principais:

–       Nível baixo de potássio (hipopotassemia)

–       Oxigenação deficiente

–       Nível baixo de magnésio

–       Baixos níveis de cálcio (hipocalcemia).

Apesar de ser mais comum associar-se as câimbras à falta de potássio, na realidade é mais vulgar serem causadas pela carência de cálcio e magnésio.

As câimbras não têm propriamente um tratamento. A melhor forma de lidar com estas contracções musculares involuntárias é através da prevenção. Apesar de em cada tipo de câimbra haver determinadas acções a serem feitas, há um conjunto de actos que devem ser seguidos regularmente.

No caso específico das pessoas que sofrem de câimbras nocturnas, há um conjunto de acções que podem ser tomadas e que ajudam bastante. Assim, durante o dia, deve evitar uma vida sedentária, hidratar-se convenientemente, reforçar a dieta diária com alimentos ricos em cálcio, magnésio e potássio

Alimentos ricos em Potássio

Damascos, Abacate, Bananas, Brócolis, Couve de Bruxelas, Cenouras, Couve-flor, Grão, Figos, Kiwi, Feijões Lima, Nectarinas, Laranjas, Espinafre cozido.

Alimentos ricos em cálcio

Amêndoas, Feijões (branco, grão de bico, Tofu), Brócolis, Aipo, Couve, Aveia, Laranja, Papaia, Sementes de sésamo, Espinafre, Acelga.

Alimentos ricos magnésio

Feijão Preto, Brócolis, Halibute, Amendoim, Ostras, Vieira (molusco), Leite de soja, Espinafre cozido, Tofu, Grãos integrais, Pão Integral.

Comentários no Facebook