Benefícios da Cenoura

Daucus carota, popularmente conhecido como cenoura, é uma planta da família das apiáceas conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos. O nome também designa a raiz dessa planta, raiz esta que é tuberosa, laranja, com uma textura lenhosa e comestível. As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas e são também cozidas em sopas e refogados. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.

A Cenoura é rica em Vitamina C

Fornece cerca de 9% da VDR. Ajuda a manter o tecido conjuntivo do corpo saudável, dentes e gengivas. Sua propriedade antioxidante ajuda a proteger o organismo de doenças destruindo os nocivos radicais livres.

A Cenoura ajuda na visão.

A cenoura rica em Betacaroteno, ajuda a proteger a visão, especialmente a visão noturna. Depois de ingerida é convertida em vitamina A no fígado, imediatamente essa vitamina vai para a retina, onde é transformado em rodopsina, um pigmento roxo que é necessário para a visão noturna.

A Cenoura regula o açúcar no sangue.

A cenoura é rica em carotenoides que pode ser benéfica para a regulação do açúcar no sangue. A investigação tem sugerido que os níveis fisiológicos, bem como o consumo alimentar, de carotenoides pode ser inversamente associado com resistência à insulina e aos altos níveis de açúcar no sangue.

A Cenoura promove a saúde do colón

A cenoura contém um fito nutriente chamado falcarinol (pesticida natural e álcool graxo) que ajuda na prevenção do cancro do colón. As cenouras contem falcarinol numa concentração de cerca de 2 mg por 1 kg de cenoura.

A Cenoura promove a saúde pulmonar.

Os fumadores ou pessoas frequentemente exposta ao fumo passivo, deviam ingerir bastante Vitamina A. A cenoura é uma excelente fonte de vitamina A, essencial para combater os efeitos nocivos do tabagismo

A Cenoura reduz os níveis de colesterol.

A fibra e os minerais da cenoura ajuda a reduzir os níveis de colesterol. E também funciona como tônico favorecendo a hemoglobina, que transporta o oxigênio no sangue.

A Cenoura estimula a cicatrização.

A cenoura tem uma ação, laxativa e diurética sendo assim regula o funcionamento do intestino o que ajuda na cicatrização.

A Cenoura ajuda no crescimento infantil.

As cenouras contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro e sódio. Todos estes minerais aceleram a nutrição nos processos de crescimento. Melhor comer cru, sem nenhuma manipulação, sendo excelente para fortalecer os dentes das crianças e adolescente, já o adulto, deve tomar cuidado, se não fortaleceu seus dentes na época correta.

A Cenoura previne e combate a anemia.

A cenoura além de ser rica em vitamina A, também contêm boas doses de vitamina C, K e minerais como o potássio. Ideais para prevenir ou combater a anemia.

A Cenoura fortalece o sistema imunológico.

A cenoura  possui uma substância chamada betacaroteno, que é transformado em vitamina A e estimula a imunidade. Dessa forma o organismo fica mais forte para se defender contra vírus e bactérias, diminuindo assim o risco de doenças.

Comentários no Facebook