Acupuntura – o que é

 

A acupunctura é uma técnica de tratamento da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) que consiste no estímulo de pontos em determinados locais do corpo. Podem ser utilizados neste processo agulhas, ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão).

 

 

Para que serve

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupunctura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio e a acupunctura é uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupunctura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insónia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária etc…

Quando procurar um acupunctor

De preferência, no início dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, melhor e mais rápido a possibilidade em resolvê-lo. O lado preventivo da acupunctura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase a ficar doentes, mas ainda não há sintomas concretos, da fase de mal-estar que precede a doença.

A acupunctura pode transmitir doenças

A acupunctura é um método invasivo e como tal, deve-se seguir as regras básicas de esterilização. Usando-se material esterilizado não há risco algum. Hoje temos agulhas descartáveis disponíveis, tornando mais prático e seguro o tratamento.

Quais os efeitos colaterais da acupunctura

Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente. Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo.

Qual a frequência do tratamento

Usualmente a frequência é de uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras.

Como a acupunctura age

O mecanismo de acção da acupunctura ainda não foi completamente elucidado. É um estímulo dos pontos de acupunctura que leva à produção de substâncias que tem acção sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), que o resultado final será a normalização das funções alteradas. A acupunctura também tem uma acção anti-inflamatória ao estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupunctura é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa. Há similaridades entre os efeitos da acupunctura e os causados pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro

 Acupunctura Sistémica

A palavra “acupunctura” origina-se do latim, sendo que acus significa “agulha” epunctura significa “puncionar”. A acupunctura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.

Acupunctura Auricular

A acupunctura auricular ou aurículo-acupunctura é um dos métodos de tratamento da acupunctura que se utiliza de pontos específicos localizados no pavilhão auricular. O estimulo desses pontos reflecte directamente no córtex cerebral e sistema nervoso central, esta acção actua no equilíbrio dos canais de energia do corpo, restaurando e mantendo o fluxo energético no organismo. A acupunctura auricular obteve maior aceitação no ocidente graças às pesquisas do médico Paul Nogier. Apesar de sua recente divulgação e desenvolvimento, a aurículo-acupuntura obedece os princípios milenares da Medicina Tradicional Chinesa.

Eletro-Acupunctura

A electro-acupunctura é o método que utiliza a energia eléctrica juntamente com a acupunctura através de aparelhos específicos que são conectados às agulhas. A electro-acupunctura serve para potencializar o tratamento em casos específicos. A electroacupunctura, hoje é reconhecida como método terapêutico pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem sido utilizado como medida complementar para tratar numerosos tipos de dores.

Comentários no Facebook