Vitaminas complexo B

As vitaminas do complexo B são substâncias muito importantes para o desempenho das funções do corpo. O complexo B é formado por várias vitaminas que coexistem em alguns alimentos e que se complementam para a manutenção da saúde.

As vitaminas que fazem parte do complexo são a B, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico), B11 (Folacina) e B12 (Cobalamina).

 

 

Vitamina B1  (tiamina) desempenha um papel importante no Sistema Nervoso, no coração e no metabolismo da glicose. Entre os sintomas principais da falta desta vitamina estão a fadiga, perda de energia, depressão, perda de apetite, instabilidade emocional, insónias, nervosismo e dificuldade de raciocínio. Fontes alimentares: arroz , carne de porco, nozes.

Vitamina B2 também conhecida como riboflavina é uma substância, fundamental para manter o corpo humano saudável. A carência dessa vitamina provoca sintomas como cansaço, fadiga, falta de energia e anemia, que podem ser tratados através de uma alimentação rica nessa vitamina. Alguns dos alimentos ricos em vitamina B2 são espargos, brócolos, ovos, vegetais de folhas verdes, legumes em geral, cogumelos, nozes, e grãos integrais.

Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, do sistema imunológico e está presente em diferentes processos metabólicos. Em caso de carência podem ocorrer lesões a nível do Sistema Nervoso Central, processos demenciais, fadiga, irritabilidade, insónia e depressão. Fontes alimentares: amendoim, leite, ovos, tomate, abacate, fígado.

Vitamina B5 conhecida como a vitamina anti-stress, a vitamina B5 é determinante para o metabolismo, para a regulação dos níveis de energia e para a diminuição do stress físico e mental. Fontes alimentares: batata doce, frango, legumes, leite e derivados.

Vitamina B6  Diferentes reacções metabólicas estão dependentes da piridoxina. Possui um papel importante no funcionamento do Sistema Nervoso, no fortalecimento do sistema imunológico e na manutenção dos níveis de glicose no sangue. Na concentração de vitamina B6 interfere a utilização de determinados medicamentos, o consumo crónico de álcool, a  ingestão elevada de proteínas e situações clínicas associadas à gravidez. A sua carência, tem um papel precipitante em doenças neuro psiquiátricas como a dor crónica e depressão. Fontes alimentares; cereais integrais, passas, banana, hortaliças leguminosas, atum.

Vitamina B7 e um micronutriente essencial e importantíssimo para a realização e manutenção de várias atividades biológicas. A Vitamina B7 também é chamada de biotina, e já foi conhecida como vitamina H, antes de entrar para o complexo B de vitaminas. Ela auxilia no metabolismo de proteínas, gorduras e hidratos de carbono, além de síntese de glicogênio. Há uma diversidade múltipla de alimentos com vitamina B7. Tais como a levedura de cerveja, couve-flor, gema de ovo, rim, fígado, leite, cogumelos, amendoins, espinafre, arroz integral.

Vitamina B9 O ácido fólico, é importante para o bom funcionamento do Sistema Nervoso Central e do Sistema Imunitário. Considerado um alimento para o cérebro, é necessário à produção de energia e formação das hemácias. Os sintomas iniciais de carência de vitamina B9 são o cansaço, irritabilidade e perda de apetite. Fontes alimentares; carnes, fígado, banana, melão.

Vitamina B12 está associada, quando em défice, ao declínio das funções cognitivas, e a depressões, particularmente no idoso. Por ter uma influência directa na melatonina, hormona responsável pela regularização do ciclo do sono, a suplementação com vitamina B12 pode ajudar a um sono mais reparador, como a melhorar a capacidade de concentração e  também o humor. Fontes alimentares; pato, ovos, bacalhau


Notice: Undefined index: comments_link in /home/dinheiro/public_html/saudebio.com/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 4

Notice: Undefined index: comments_insert in /home/dinheiro/public_html/saudebio.com/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 33

Comentários no Facebook


Notice: Undefined index: comments_insert in /home/dinheiro/public_html/saudebio.com/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 50
Language
%d bloggers like this: